Aletria Cremosa

Ingredientes:

- 6 dl de água,

- 1 pitada de sal,

- 2 cascas de limão,

- 1 pau de canela,

- 300g de aletria,

- 1 litro de leite,

- 500g de açúcar,

- 7 gemas,

- 2 colheres de sopa de manteiga,

- canela em pó q.b.

Preparação: Coloque um tacho ao lume com a água, sal, o pau de canela e as cascas de limão. Deixa-se ferver, junta-se a aletria e vai-se separando com a ajuda de um garfo. Fica a cozer em lume brando mas sem estar demasiado cozida. Entretanto coloca-se o leite ao lume com o açúcar e junta-se a massa já cozida e o pau de canela e as cascas que já se usaram antes para cozer a massa. Retira-se do lume, tiram-se as cascas do limão e o pau de canela e junta-se as gemas desfeitas num pouco de leite. Leve tudo ao lume, mexendo sempre até ferver. Retira-se do calor, junta-se a manteiga e mexe-se até a mesma derreter.
Por fim, deita-se a aletria numa taça de servir e cobre-se com a canela em pó.

10 comentários:

♥ mesa para 4 disse...

Pois...eu tb não como aletria, mas a tua realmente ficou com óptimo aspecto...espero que tenhas um EXCELENTE 2009!!!

ameixa seca disse...

Eu adoro aletria mas só gosto se for durinha he he Gostos não se discutem :)

Natália Eleutério disse...

Cá em casa com a bimby só se faz aletria bem cremosa uma delícia de receita, Feliz 2009 para ti e familia, bjs.

Xana Bértolo disse...

Rivera, passei pra deixar votos de 1 excelente 2009, cheio de coisas boas...
bjinhus

Emília disse...

Rivera! Feliz ano de 2009!
Beijinhos

saltapocinhas disse...

esat aletria é parecida com umaque eu faço, também assim molhadinha.

mas também gosto da outra, a de comer com garfo!!

Karla disse...

Que delícia, adorei :)

edinha disse...

Já fiz aletria e não ficou muito cremosa .Acho que vou gostar mais assim :)
Beijinho

Nazaré disse...

Comigo passa-se o mesmo o meu marido adora aletria e eu nem por isso,fiz esta receita no dia dos namorados e ele ADOROU...OBRIGADA(ficou mesmo bom eu tb gostei)

Rivera disse...

Obrigada Nazaré! O seu comentário animou mesmo o meu dia :D Agora escreva a receita, para não se esquecer, e assim já deixa de ser a minha receita e passa a glória toda a ser sua ;) Beijinhos